ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Saiba quais são os métodos para reciclar lâmpadas

reciclar lâmpadas

É preciso ter conhecimento sobre os diferentes modos para reciclar lâmpadas, principalmente se a sua empresa deve descartar os materiais. Para isso, é importante para que o processo seja feito considerando a composição de cada material.

Leia também: Conheça o Panorama dos Resíduos Sólidos elaborado pela Abrelpe

Existem diferentes tipos de lâmpadas, sendo que cada uma possui características próprias. Desde sua composição, modo de fabricação, descarte e maneiras de fazer a destinação final. Por conta disso, saber as distinções entre cada modelo é fundamental para evitar que ocorram danos ao meio ambiente e a saúde pública. 

O primeiro tipo de lâmpada é a incandescente comum, que possui em sua composição substâncias como o tungstênio, cobre, estanho, laca, manganês, pó de mármore e malaquita. Apesar de todos esses materiais possuírem capacidade de serem totalmente reciclados, no Brasil ainda há certa carência das tecnologias necessárias para que o processo seja reciclado em sua totalidade. 

Outro modelo que também carece de maneiras efetivas de reciclagem é a lâmpada de LED. Composta por alumínio, cobre, níquel, estanho, componentes eletrônicos, plástico, fenóis e vidros, esse produto não é nocivo. 

Reciclar lâmpadas fluorescentes é mais perigoso

reciclar lâmpadas

Dentre os diferentes tipos de lâmpadas, a fluorescente se destaca por alguns motivos. O primeiro deles é a sua composição feita com gases perigosos, como o gás argônio e o neônio. Além disso, o fósforo também faz parte da fabricação do produto, o que o torna ainda mais nocivo. Por conta desses fatores, a lâmpada fluorescente é considerada a mais perigosa, uma vez que possui um alto risco de causar câncer. 

Para evitar danos, é necessário que o material seja descartado de maneira correta para que assim uma empresa especializada em reciclagem, como a Resiclean, posso executar o processo de destinação final.

Leia também: Resíduos inertes e não inertes: Entenda a diferença e a importância da destinação correta

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos. 

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

caracterização de resíduos

Classificação e caracterização de resíduos: confira a aplicação de cada serviço

Para destinar os materiais corretamente, é preciso conhecer os diferentes processos aplicados. Isso significa saber distinguir entre as diferentes nomenclaturas,…
valorização de resíduos

Conheça os critérios para realizar a valorização de resíduos

A valorização de resíduos é um tipo de processo que visa trazer benefícios ecológicos, sociais e ambientais por meio da…
resíduos perigosos

Quais materiais são classificados como resíduos perigosos?

Os resíduos perigosos são aqueles enquadrados como Classe I. Nessa categoria, o gerenciamento incorreto pode causar danos além da deterioração…