ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Saiba quais resíduos orgânicos podem ser aproveitados no processo de compostagem

processo de compostagem

O processo de compostagem é um tipo de procedimento de reciclagem e reaproveitamento de resíduos. Além de ser sustentável e contribuir com o meio ambiente, a técnica ajuda também na prevenção de doenças, uma vez que evita a proliferação de ratos, moscas, baratas e vermes. 

Leia também: CONHEÇAS AS VANTAGENS DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os resíduos frescos são um exemplo de material que podem ser destinados à compostagem. Podas de grama e folhas fazem parte desse grupo que têm como característica o fato de possuírem uma alta concentração de nitrogênio, um dos elementos químicos mais importantes para o processo. As folhas secas e a serragem também podem ser utilizadas, já que são ricas em carbono e ajudam a evitar o aparecimento de animais.

Além dos já citados, outros materiais bem-vindos no processo de compostagem são: restos de verduras e frutas, estercos, borra de café e alimentos cozidos ou assados.

Quais resíduos não são recomendados para o processo de compostagem?

Como citado, as frutas são recomendadas para o processo, no entanto, isso não serve para todas. As cítricas, como a laranja, abacaxi e limão não podem passar pela compostagem, uma vez que a sua acidez altera o PH do solo. Por conta disso, todo o procedimento fica comprometido. Confira outros resíduos não indicados:

Laticínios: devido a sua decomposição muito lenta, os derivados do leite não podem ser compostados. Além disso, causam mau cheiro e atraem organismos indesejáveis;

Nozes pretas: por conta de um composto orgânico em sua composição, as nozes apresentam um risco tóxico para alguns tipos de plantas;

Carvão vegetal: devido ao enxofre e ao ferro, o carvão também pode afetar as plantas;

Gorduras: os alimentos gordurosos liberam substâncias que interferem na compostagem, retardando o processo.

Leia também: ENTENDA COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO DO SOLO PELO LIXO

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

reciclagem industrial

Sustentabilidade e compromisso ambiental: Aproveite os benefícios da reciclagem industrial!

Quando pensamos em gerenciamento de resíduos, é inevitável não pensar na reciclagem industrial. Isso é natural, pois problemas como contaminação…
embalagens de aerossol

Embalagens de aerossol: saiba como é o tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) aborda todos os tipos de materiais, o que inclui suas diferenças e métodos de…
resíduos líquidos

Por que a sua empresa investir no tratamento de resíduos líquidos?

A geração de resíduos líquidos está associada a diversas etapas do processo de produção. A água utilizada para higienização, por…