ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Entenda o processo correto de destinação do Iodo biológico

Iodo biológico

Os resíduos gerados no tratamento de efluentes podem causar impactos negativos ao meio ambiente se não destinados corretamente. No caso do Iodo biológico, se disposto da forma errada pode danificar o solo e corpos d’água com seu grande volume de matéria orgânica.

Leia também: SAIBA OS DIFERENCIAIS DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES ON-SITE

Nesse caso, uma das opções para a destinação seriam os aterros sanitários, mas com as normas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – que tem como objetivo o incentivo a práticas de reutilização, redução e reciclagem de efluentes – as empresas podem contar com opções sustentáveis para destinar o iodo biológico decorrente dos processos de tratamento. 

Processos para o tratamento de Iodo biológico

O tratamento do lodo biológico passa por várias etapas que precisam de tecnologia, espaço físico à disposição e acomodação final. Cada uma das fases tem como objetivo alterar as características físicas, químicas e biológicas através de diretrizes técnicas, ambientais e de saúde pública. Os processos mais utilizados são: 

  • Digestão anaeróbica: acontece através da decomposição que produz biogás. Os restos de resíduos sólidos podem ser tratados mediante compostagem, que produz substância orgânica utilizada na agricultura;
  • Digestão aeróbica: método de bioestabilização de Iodos por meio de microrganismos aeróbicos, capaz de diminuir a massa e o volume do Iodo, bem como sua capacidade de atração de vetores;
  • Incineração: o composto parcialmente usado como combustível durante o processo, é queimado a uma temperatura de 1200º graus, diminuindo o volume a cinzas que poderá ser aproveitado para produção de calor e energia. Além disso, esse processo inclui o tratamento dos gases gerados na queima para conter a poluição atmosférica. 
  • Compostagem: nesse caso, o método acontece por meio da atividade de microrganismos aeróbicos existentes nos próprios resíduos. Esse processo tem a capacidade de estabilizar e degradar a carga orgânica de materiais.

Leia também: CONFIRA ALGUNS DETALHES SOBRE O PROCESSO DE INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS

Grupo Resiclean

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

descarte de resíduos químicos

Descarte de resíduos químicos: saiba como o processo correto evita danos no solo

Devido às características dos materiais tratados, o descarte de resíduos químicos necessita de bastante atenção para ser realizado. Em casos…
caracterização de resíduos

Classificação e caracterização de resíduos: confira a aplicação de cada serviço

Para destinar os materiais corretamente, é preciso conhecer os diferentes processos aplicados. Isso significa saber distinguir entre as diferentes nomenclaturas,…
valorização de resíduos

Conheça os critérios para realizar a valorização de resíduos

A valorização de resíduos é um tipo de processo que visa trazer benefícios ecológicos, sociais e ambientais por meio da…