ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Lixões ilegais geram 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa, aponta estudo

gás de efeito estufa

De acordo com um levantamento do Departamento de Economia do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), os lixões e a queima inadequada de resíduos geram o equivalente a 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa por ano no Brasil. Segundo a pesquisa, o valor corresponde ao gás gerado por 3 milhões de carros movidos a gasolina no mesmo período.

Leia também: CONHEÇAS AS VANTAGENS DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Em matéria publicada pela Agência Brasil, o economista do Selurb, Jonas Okawara, mencionou que se os gases emitidos na decomposição dos resíduos fossem revertidos em biogás para produção de energia elétrica, seria possível abastecer a área residencial de uma cidade de 600 mil habitantes. 

Emissão de gás de efeito estufa ainda está longe de ser anulado no Brasil

Dados levantados pelo Selurb em parceria com a PWC (PricewaterhouseCoopers) apontam ainda que mais da metade das cidades brasileiras, isto é, 53% despejam seus resíduos em locais clandestinos. Outro número que demonstra a negligência do poder público sobre essa questão é que 61,6% dos municípios ainda não possuem fonte de arrecadação para custear a atividade. 

Por fim, no portal Agência Brasil, Okawara destacou que é necessário aplicar punições mais severas para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) avance e que os dados mencionados acima não apresentem pioras. 

Leia também: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CRIA REDE DE DADOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

embalagens de aerossol

Embalagens de aerossol: saiba como é o tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) aborda todos os tipos de materiais, o que inclui suas diferenças e métodos de…
resíduos líquidos

Por que a sua empresa investir no tratamento de resíduos líquidos?

A geração de resíduos líquidos está associada a diversas etapas do processo de produção. A água utilizada para higienização, por…
óleo lubrificante

Descarte de óleo lubrificante requer cuidados assim como demais resíduos

Os óleos lubrificantes estão presentes em diversos segmentos. Seja na produção industrial ou setor automotivo, esse produto derivado do petróleo…