ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Conheça os Documentos Obrigatórios para Comprovar o Transporte e Descarte Correto de Resíduos Sólidos

Neste post nós iremos te mostra porque empresas estão terceirizando seu sistema de coleta e destinação final de resíduos e todos os documentos que são necessários para comprovar, de forma correta, o transporte e descarte correto desses resíduos.

 

Porque Contratar uma Empresa Terceirizada para Coleta e Destinação Final de Resíduos?

 

Você já sabe a importância de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), não só por cumprir os requisitos legais, mas também por trazer diversos benefícios à sua empresa.

Por isso, muitas companhias estão procurando os serviços de empresas terceirizadas especializadas na coleta, transporte e descarte correto de resíduos sólidos. Além de garantir que o trabalho seja feito de forma adequada, a empresa terceirizada muitas vezes representa uma redução nos custos para os geradores de resíduos.

Mas, o que muita gente ainda não sabe é que existem alguns documentos obrigatórios que a empresa contratada deve fornecer para comprovar o descarte dos resíduos, tais como garantia da coleta, transporte e descarte adequado para cada categoria de resíduo.

E você, sabe o quanto uma empresa especializada pode te ajudar? Mais importante, sabe quais documentos essa empresa precisa te fornecer?

 

Confira abaixo a lista de documentos obrigatórios para a Certificação de destinação de Resíduos:

 

CADRI (CETESB)

CADRI, é a abreviação de Certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental emitido pela CETESB.

Ele é um instrumento de fiscalização exclusivo do estado de São Paulo e prova que o resíduo está sendo encaminhado da empresa que o originou para um local de armazenamento, tratamento ou disposição final correta de acordo com sua categoria.

É um documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) após uma análise criteriosa sobre o resíduo em questão e a empresa que irá recebe-lo.

 

MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos

O MTR é um dos documentos obrigatórios para o transporte de resíduos da empresa geradora até a destinação final.

Este documento possui duas finalidades importantes. Ele é utilizado para controlar a movimentação dos resíduos sólidos de maneira legal e adequada e, também, serve para descrever detalhadamente seu tipo.

Dessa forma, é possível diminuir os riscos do manejo e transporte inadequado e ilegal dos resíduos por parte dos transportadores e receptores de resíduos.

 

CDR – Certificado de Destinação de Resíduos

CDR, ou certificado de destinação final de resíduos.

É um documento emitido pela empresa receptora dos resíduos, e que comprova o seu recebimento. Com ele a empresa geradora demostra que cumpriu a metodologia adequada no descarte de resíduos sólidos.

Com o CDR em mãos, a empresa é capaz de demonstrar tanto para as auditorias quanto para os clientes da empresa, o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente

 

A Resiclean está há mais de 15 anos no mercado, fazendo a coleta, transporte e destinação correta de empresas por todo o Estado de São Paulo.

CONHEÇA OS SERVIÇOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS DA RESICLEAN

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

descontaminação de lâmpadas

Entenda como a descontaminação de lâmpadas diminui prejuízos ao meio ambiente

A contaminação da natureza é um problema cada vez maior e por conta disso há uma preocupação em diminuir a…
resíduos químicos

Conheça o sistema utilizado na coleta e transporte de resíduos químicos

Os resíduos químicos estão entre os materiais que mais requerem cuidados para realizar o manejo, uma vez que apresentam características…
gestão de coletas

Entenda como o software de gestão de coletas da Resiclean Ambiental pode te ajudar

A Resiclean Ambiental tem a tecnologia como aliada para propor soluções modernas e inteligentes não apenas no gerenciamento de resíduos,…