ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Saiba quais são os tratamentos de resíduos mais eficazes

tratamentos de resíduos

O tratamento de resíduos é cada vez mais importante para as empresas, já que contribui para um desenvolvimento mais sustentável. Diante desse contexto, hoje em dia, existe cinco maneiras mais eficazes de se chegar à destinação final. São elas o coprocessamento, a incineração, o tratamento de efluentes, a solução onsite e a descaracterização.


Leia também: MANEJO ADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ABRANGE PRESERVAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA, MEIO AMBIENTE E COLABORADORES

O coprocessamento se trata de uma operação que reaproveita e transforma alguns resíduos industriais de características físico-químicas compatíveis com o processo de produção de clínquer (matéria-prima usada na elaboração do cimento). Assim, grande parte dos resíduos são reaproveitados na combustão dos fornos rotativos da indústria cimenteira, diminuindo a extração de recursos naturais. Esse processo é recomendado para despojos inorgânicos sem potencial para reciclagem e para resíduos perigosos.

A incineração, por outro lado, é uma das boas opções no descarte dos resíduos. A saber, ela é voltada para a redução do volume de materiais. Além disso, ela neutraliza substâncias periculosas, eliminando os riscos de contaminação de pessoas e do meio ambiente. O método é indicado para resíduos hospitalares e resíduos industriais de alta periculosidade.

Leia também: 3 PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

Entre os tratamentos de resíduos também é possível citar a descaracterização é a técnica para efluentes industriais

tratamentos de resíduos

O tratamento de efluentes, onde é feita a análise química e biológica dos materiais descartados. Assim, soluções onsite são igualmente eficazes contra o rejeito. Além disso, também existem sistemas compactos de tratamento de água e efluentes, no qual máquinas de eletrocoagulação objetivam o reuso da água. Essas formas de abordagem são indicadas para o tratamento da água residual do processo de fabricação.

Por fim, mas não menos importante, temos a descaracterização, que é composta pela ação de transformar o resíduo descartado em materiais de diferentes tamanhos, volumes e proporções. Dessa forma, facilita-se no processo de reciclagem, além de proporcionar a destinação correta ao despojo. A técnica é recomendada para produtos inservíveis, lotes e materiais vencidos ou contaminados, lotes que não alcançaram o padrão de qualidade e documentos institucionais.

Grupo Resiclean

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.


Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

reciclagem industrial

Sustentabilidade e compromisso ambiental: Aproveite os benefícios da reciclagem industrial!

Quando pensamos em gerenciamento de resíduos, é inevitável não pensar na reciclagem industrial. Isso é natural, pois problemas como contaminação…
embalagens de aerossol

Embalagens de aerossol: saiba como é o tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) aborda todos os tipos de materiais, o que inclui suas diferenças e métodos de…
resíduos líquidos

Por que a sua empresa investir no tratamento de resíduos líquidos?

A geração de resíduos líquidos está associada a diversas etapas do processo de produção. A água utilizada para higienização, por…