ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Certificado de Destinação Final: saiba como o documento auxilia a sua empresa

Certificado de Destinação Final

Os processos que levam até o tratamento adequado de resíduos são cercados de muita atenção aos detalhes. Todos os cuidados tomados durante o serviço servem para garantir o menor impacto possível no meio ambiente, além de certificar para empresa contratante de que os seus materiais receberam o tratamento adequado. Nesse quesito, destaca-se o Certificado de Destinação Final, também chamado de CDF.

Leia também: Resiclean oferece incineração de resíduos segura e eficiente

Para que serve o Certificado de Destinação Final? 

Esse documento serve como forma de monitoramento sobre os resíduos, além de comprovar que os mesmos passaram pelos processos indicados. Esse tipo de comprovação é extremamente importante para que a empresa geradora dos materiais possa ter em mãos as provas de que está agindo de acordo com as normas ambientais. Em auditorias ou manutenção da ISO 14001, por exemplo, o documento ajuda a comprovar as ações tomadas pela empresa em relação a sustentabilidade. 

Certificado de Destinação Final também serve para prestação de contas 

Além das possíveis auditorias, o CDF também é útil para o preenchimento do relatório de atividades. Esse registro, assim como o inventário de resíduos da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), deve ser apresentado anualmente e com a ajuda do CDF pode ser provado o compromisso da empresa com a preservação ambiental e destinação correta de resíduos.

Certificado de Destinação Final

Como o CDF é emitido? 

O Certificado de Destinação Final é emitido através do SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos). Já no sistema, é necessário preencher as seguintes informações: 

• Período coberto pelo CDF (datas inicial e final para incluir os MTRs recebidos); 

• Nome do Responsável Técnico pela emissão do CDF, incluindo seu cargo, seu n° de registro profissional e sua assinatura; 

• CNPJ do GERADOR ou dos GERADOREs; 

• MTRs (Manifesto de Transporte de Resíduos) que deseja incluir no CDF a ser emitido. 

Com esses dados, é possível que os órgãos ambientais possam rastrear os resíduos, além de controlar processos como geração, armazenamento temporário, transporte e destinação dos resíduos sólidos.

Leia também: Com o auxílio da Resiclean, o seu pequeno negócio pode destinar os resíduos corretamente

GRUPO RESICLEAN 

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. 

Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos. 

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

incineração de resíduos

Resiclean oferece incineração de resíduos segura e eficiente

No mercado desde 2003, a Resiclean se especializou em oferecer soluções inteligentes, seguras e com eficiência garantida. Entre os serviços…
certificação de destinação final

Saiba quais informações estão presente no certificado de destinação final

O certificado de destinação final é um dos documentos mais importante no ramo de tratamento de resíduos. Elaborado pelo gerador…
pequenos geradores

Com o auxílio da Resiclean, o seu pequeno negócio pode destinar os resíduos corretamente

Apesar de ser um senso comum, os resíduos perigosos não são gerados apenas por grandes indústrias e empresas. Além disso,…