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CADRI: O que é, por que você precisa e como obtê-lo.

O que é CADRI? 

 

O CADRI (certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental) é um documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Ele comprova o encaminhamento correto de todos os resíduos gerados pela sua empresa para os locais aprovados pela CETESB, conforme solicita a Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 

Para que serve o CADRI? Porque eu preciso dele na minha empresa? 

Todas as empresas geradoras de resíduos perigosos no Estado de São Paulo necessitam obrigatoriamente do CADRI. Ele é usado de modo a comprovar a correta separação e o encaminhamento de seus resíduos para os locais de processamento, tratamento ou destinação final adequados, de acordo com um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.  

Se o CADRI não for feito corretamente, ou seja, se algum dos passos para sua retirada não for cumprido ou, se após a sua aquisição ele vencer ou ultrapassar o volume estimadoa empresa poderá sofrer diversas penalidades. Elas podem ser advertências, multas que podem chegar a R$ 50 milhões e até mesmo a perda do alvará de funcionamento.  

Parece importante, certo? Veja aqui como emitir o CADRI: 

Para emitir o CADRI, a primeira etapa do processo deve ser feita online, por meio do Portal de Licenciamento Ambiental, o passo a passo é bem simples, acompanhe-o a seguir: 

  1. Cadastro do interessado 

  • Preencha o CNPJ da empresa e o número de cadastro na CETESB. 
  • Clique em ‘Pesquisar’ e selecione o nome do seu empreendimento. 
  • Verifique se os dados na tela estão de acordo com os dados da sua empresa 
  • Faça as alterações necessárias e não esqueça de salvar. 
  1. Identificação dos responsáveis

  • Preencha os dados da pessoa responsável pelo CADRI na sua empresa 
  • Preencha os dados do responsável pela empresa que vai responder pelos resíduos contidos no CADRI. 
  • Caso uma terceira pessoa precise ir à CETESB, preencha o nome dela no campo “Procurador”. 
  1. Empresa de destino

  • Lembre-se: a empresa de destino deve ser licenciada pela CETESB para receber os resíduos descritos no CADRI. 
  • Preencha o número de cadastro da empresa de destino na CETESB e clique em “Prosseguir.” 
  1. Informações sobre os resíduos

  • Clique em adicionar resíduo 
  • Clique em “pesquisar”, digite o código do resíduo (ou sua descrição) e clique em “pesquisar” novamente. 
  • Selecione o resíduo e clique em “Prosseguir” 
  1. Processo de solicitação

  • Agora que sua empresa está cadastrada no banco de dados da CETESB, protocole o processo de análise do CADRI na CETESB de sua região. 
  • Após o protocolo, o processo demora cerca de 45 dias para ser aprovado. 

Como eu posso preencher os códigos e descrições dos meus resíduos? 

Os resíduos sólidos podem ser divididos em diferentes tipos, são eles: 

  • Industriais 
  • Químicos 
  • Cosméticos 
  • Farmacêuticos 
  • Metalúrgicos 
  • Gráficos 
  • Outros 

Quais documentos eu preciso para protocolar o CADRI na CETESB? 

Para efetuar a correta protocolização do CADRI na CETESB, você vai precisar de: 

  • Solicitação de CADRI devidamente assinada em 02 (duas) vias; 
  • Comprovante de Pagamento do Boleto de Análise; 
  • Carta de Anuência da empresa de Destino; 
  • Cópia do Contrato Social (EPP, ME, MEI) 
  • Declaração de ME, EPP, MEI 
  • Procuração (se uma pessoa que não for o responsável legal estiver representando a empresa) 
  • Autorização específica do órgão ambiental do estado de destino (se os resíduos estiverem sendo encaminhados para fora do estado de São Paulo). 

Precisa de Ajuda com o CADRI ou com a Gestão Correta dos seus Resíduos?

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A Resiclean está há mais de 15 anos no mercado, realizando a coleta, transporte e destinação correta de resíduos sólidos para empresas de todo o estado de São Paulo e auxiliando-as a obter o CADRI e outros certificados necessários. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Confira nossas soluções completas na gestão de resíduos sólidos.

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