ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Conheça os resíduos classificados como não inertes

A classificação de resíduos no Brasil é guiada pela norma NBR 10.004/04, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e divide os vestígios entre duas categorias: Classe I (perigosos) e Classe II (não perigosos). No entanto, dentro da segunda classificação existe ainda outra divisão em que consta os chamados resíduos não inertes.

Leia também: SAIBA A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS

Denominados também como “Classe II A”, esses vestígios são entendidos como não inertes porque possuem propriedades que os permite se degradar na natureza com mais facilidade em relação às demais categorias. Desse modo, muitos desses resíduos têm como característica a biodegradabilidade, combustibilidade (quando entram em contato com oxigênio), além da solubilidade em água. 

Exemplos de resíduos não inertes

Entre os exemplos de resíduos não inertes estão restos orgânicos gerados por indústrias alimentícias, materiais têxteis, além de restos de madeira que são muito comuns em fábricas de móveis. Outros elementos que se encaixam na categoria são gessos, fibras de vidro e lamas residuais de sistemas de tratamento.

Os equipamentos de proteção individual, popularmente conhecidos como EPIs, também se enquadram como resíduos não inertes. Contudo, se o equipamento estiver contaminado seja por um agente patológico ou tóxico, ele deve ser tratado como perigoso. 

Leia também: ENTENDA O QUE É A DESCARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

embalagens de aerossol

Embalagens de aerossol: saiba como é o tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) aborda todos os tipos de materiais, o que inclui suas diferenças e métodos de…
resíduos líquidos

Por que a sua empresa investir no tratamento de resíduos líquidos?

A geração de resíduos líquidos está associada a diversas etapas do processo de produção. A água utilizada para higienização, por…
óleo lubrificante

Descarte de óleo lubrificante requer cuidados assim como demais resíduos

Os óleos lubrificantes estão presentes em diversos segmentos. Seja na produção industrial ou setor automotivo, esse produto derivado do petróleo…