ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

CONHEÇA AS LEIS QUE REGEM O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Em 1997, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabeleceu normas para o licenciamento ambiental e a Lei Complementar 140/1, que fixam regras de cooperação entre as esferas federais, estaduais e municipais na defesa do meio ambiente. 

A lei 6.938, criada em 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Ela traz um conjunto de regras, que tem como objetivo a preservação ambiental. Assim, todo empreendimento que possa poluir os recursos naturais é obrigado a ter essa licença para poder funcionar.

Leia também: CONFIRA OS BENEFÍCIOS DO DESCARTE ADEQUADO DE LÂMPADAS

Como o licenciamento ambiental é constituído ?

Seguindo a resolução nº 187 do Conama, o processo de licenciamento ambiental é constituído por três etapas, a Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO).

A LP deve ser solicitada na fase preliminar do planejamento da implantação, na alteração ou ampliação do estabelecimento. Assim, ela aprova a viabilidade ambiental e estabelece normas técnicas para o desenvolvimento do projeto. No entanto, não autoriza a instalação.  

A LI é concedida após todas as condições da LP serem atendidas. Dessa forma, ela autoriza a instalação do empreendimento de acordo com os planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental. 

Por fim, a LO autoriza o início do funcionamento das atividades produtivas. Só é concedida após vistoria de verificação. A resolução nº 350 do Conama, ainda prevê outro tipo de licença, a LPS (Licença de Pesquisa Sísmica), que autoriza pesquisas sísmicas marítimas em zonas de transição.

Leia também: QUAIS SÃO OS PERIGOS DO DESCARTE INCORRETO DE RESÍDUOS PERIGOSOS

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros.

Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

descarte de resíduos químicos

Descarte de resíduos químicos: saiba como o processo correto evita danos no solo

Devido às características dos materiais tratados, o descarte de resíduos químicos necessita de bastante atenção para ser realizado. Em casos…
caracterização de resíduos

Classificação e caracterização de resíduos: confira a aplicação de cada serviço

Para destinar os materiais corretamente, é preciso conhecer os diferentes processos aplicados. Isso significa saber distinguir entre as diferentes nomenclaturas,…
valorização de resíduos

Conheça os critérios para realizar a valorização de resíduos

A valorização de resíduos é um tipo de processo que visa trazer benefícios ecológicos, sociais e ambientais por meio da…