ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Como usar a política dos 5R’s para diminuir a geração de resíduos

política dos 5R’s

A política dos 5R’s é formada por cinco ações importantes para serem executadas nas empresas, com o objetivo de reduzir o impacto da geração de resíduos no meio ambiente. As cinco ações para atingir a sustentabilidade são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Leia também: ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS PROPORCIONA REDUÇÃO DE CUSTOS

Essas ações pretendem diminuir a geração de resíduos por meio da mudança de comportamento diante do consumo e na madeira como as empresas lidam com os resíduos gerados. Os 5R’s fazem parte de um método educativo que visa uma mudança de hábitos das empresas e seus trabalhadores, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício, priorizando o reaproveitamento dos materiais e recusando a compra de produtos que geram impactos sócio ambientais importantes. 

A política dos 5R’s é diferente da política dos 3R’s por apresentar uma vantagem de reflexão crítica do consumo as empresas, ao invés de enfatizar apenas a reciclagem. 

Entenda as ações da política dos 5R’s

1º Repensar

A ação repensar busca a análise sobre os processos socioambientais de produção, desde a compra da matéria prima, passando pelos métodos e condições de trabalho, pela distribuição dos produtos, até o descarte dos resíduos. É preciso, também, repensar em como o cliente fará o descarte do produto no fim do seu ciclo de vida. 

2º Recusar

Recusar na política dos 5R’s representa a etapa de não aceitação de produtos ou tratamentos de resíduos que tenham um importante impacto ambiental. A empresa precisa dar preferência na aquisição de produtos e serviços que não agridam o meio ambiente. O ato de recusar estimula os fornecedores a procurar tecnologia que melhore seus processos, tornando-os menos agressivos.

3º Reduzir

O ponto chave ao diminuir os resíduos é detectar nas fases do processo de fabricação os pontos de desperdício ou melhorias que amplie a eficiência. Outra forma de reduzir é comprar apenas o necessário, sempre verificando o estoque e a necessidade. 

Existem várias formas de reduzir o volume de resíduos, como reutilizar as sobras no processo, optar pela reciclagem energética ou fazer compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, é necessário ter um sistema de gestão de resíduos eficiente. 

4º Reutilizar

Muitos resíduos descartados podem ser reaproveitados reduzindo a quantidade que seria direcionada aos aterros ou tratamentos. O ato de reutilizar na política dos 5R’s possibilita à empresa reduzir os custos de aquisição e destinação, já que não é preciso comprar a matéria prima para fabricação ou pagar pelo tratamento e destinação em aterros sanitários. 

5º Reciclar

A ação de reciclar deve ser a última nos processos adotados pela empresa. A reciclagem é o método de transformação dos materiais que podem voltar a seu estado original ou se transformar em outro produto. Ao reciclar qualquer produto a empresa diminui o consumo de água, matéria prima e energia, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.

Leia também: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR UMA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS

Grupo Resiclean

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

reciclagem industrial

Sustentabilidade e compromisso ambiental: Aproveite os benefícios da reciclagem industrial!

Quando pensamos em gerenciamento de resíduos, é inevitável não pensar na reciclagem industrial. Isso é natural, pois problemas como contaminação…
embalagens de aerossol

Embalagens de aerossol: saiba como é o tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) aborda todos os tipos de materiais, o que inclui suas diferenças e métodos de…
resíduos líquidos

Por que a sua empresa investir no tratamento de resíduos líquidos?

A geração de resíduos líquidos está associada a diversas etapas do processo de produção. A água utilizada para higienização, por…