ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Coprocessamento e incineração: quais as diferenças entre os processos?

Tanto o coprocessamento quanto a incineração têm como característica comum o uso de altas temperaturas para o tratamento de resíduos. No entanto, os processos possuem objetivos e técnicas diferentes. Confira o nosso conteúdo de hoje e entenda melhor as funções de cada um dentro da gestão global de resíduos. 

Leia também: COPROCESSAMENTO É UMA DAS DESTINAÇÕES FINAIS MAIS ADEQUADAS PARA RESÍDUOS SÓLIDOS

O coprocessamento pode ser definido como um processo de valorização dos resíduos que já não possuem valor comercial. Além disso, ele faz recuperação e reciclagem, substituindo combustíveis fósseis e até mesmo matéria-prima no caso da fabricação de cimento (clínquer). Por outro lado, na incineração é feito um tratamento térmico dos resíduos, em que o calor pode ou não ser aproveitado para a produção de energia elétrica e vapor. 

Coprocessamento e incineração: indicações de cada técnica

coprocessamento e incineração

Em regra, o coprocessamento pode ser indicado para resíduos inorgânicos sem potencial para reciclagem, industriais Classe II B, bem como da construção civil. Além disso, alguns orgânicos, Classe II A e perigosos (Classe I), como borras de tinta, solventes e lodos das estações de tratamento podem ser encaminhados para esse processo. 

Já o incineramento é mais voltado para resíduos hospitalares e elementos industriais de alta periculosidade (corrosivos, tóxicos e químicos capazes de contaminar pessoas com doenças etc.).

Leia também: VEJA POR QUE INVESTIR NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

descarte de resíduos químicos

Descarte de resíduos químicos: saiba como o processo correto evita danos no solo

Devido às características dos materiais tratados, o descarte de resíduos químicos necessita de bastante atenção para ser realizado. Em casos…
caracterização de resíduos

Classificação e caracterização de resíduos: confira a aplicação de cada serviço

Para destinar os materiais corretamente, é preciso conhecer os diferentes processos aplicados. Isso significa saber distinguir entre as diferentes nomenclaturas,…
valorização de resíduos

Conheça os critérios para realizar a valorização de resíduos

A valorização de resíduos é um tipo de processo que visa trazer benefícios ecológicos, sociais e ambientais por meio da…