ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Entenda como a obsolescência programada interfere na geração de resíduos eletrônicos

resíduos eletrônicos

O termo obsolescência programada é bastante conhecido, principalmente entre os entusiastas e estudiosos da indústria de tecnologia. De forma resumida, trata-se da fabricação e desenvolvimento de um produto que em pouco tempo se tornará obsoleto, tornando quase que obrigatório a compra de um modelo mais novo. A prática não é ilegal, porém, tem consequências não apenas no bolso dos consumidores, mas também na geração de resíduos eletrônicos.

Leia também: ENTENDA COMO FUNCIONA A COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS LÍQUIDOS

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Market Analysis, um em cada três eletroeletrônicos (dentre eles celulares) são substituídos por falta de funcionamento e três em cada 10 eletrodomésticos são substituídos por apresentarem defeitos. Desse número, apenas 1% dos descartes de celulares são feitos em pontos de coleta específicos, assim como somente 2% dos eletroeletrônicos e 5% dos eletrodomésticos recebem a destinação adequada.

Obsolescência programada: maioria dos produtos são repassados para outras pessoas

resíduos eletrônicos

Devido ao descarte, há um aumento na produção de resíduos eletrônicos, o que faz com que seja necessário um tratamento adequado para todos. Como já citado, a porcentagem de pessoas que descartam os materiais no local adequado ainda é baixíssima, o que se deve em muito ao fato da maioria dos indivíduos repassarem os produtos para outros ou até mesmo guardá-los. No entanto, é preciso reforçar que os resíduos eletrônicos contam com componentes perigosos para a saúde e meio ambiente, sendo fundamental que sejam destinados corretamente a fim de evitar danos ambientais e de saúde pública. 

Por isso, fique atento ao descarte de resíduos eletrônicos e se informe sobre a melhor maneira de se desfazer do material sem que haja maiores problemas.

Leia também: SAIBA COMO PLANEJAR UMA ÁREA DE ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS NA SUA EMPRESA

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

descarte de resíduos químicos

Descarte de resíduos químicos: saiba como o processo correto evita danos no solo

Devido às características dos materiais tratados, o descarte de resíduos químicos necessita de bastante atenção para ser realizado. Em casos…
caracterização de resíduos

Classificação e caracterização de resíduos: confira a aplicação de cada serviço

Para destinar os materiais corretamente, é preciso conhecer os diferentes processos aplicados. Isso significa saber distinguir entre as diferentes nomenclaturas,…
valorização de resíduos

Conheça os critérios para realizar a valorização de resíduos

A valorização de resíduos é um tipo de processo que visa trazer benefícios ecológicos, sociais e ambientais por meio da…