ESTRADA DR. CICERO BORGES DE MORAIS, 1343 - BARUERI/SP

Tratamento de efluentes industriais: conheça os processos físicos

tratamento de efluentes industriais

Desde a Revolução Industrial, a contaminação dos rios se tornou um dos maiores problemas urbanos. Além de causar mau cheiro e degradar a paisagem das cidades, a questão põe em risco a saúde pública e até mesmo o meio ambiente, já que impacta negativamente na biodiversidade. Diante dessa problemática foram pensadas inúmeras técnicas para fazer o tratamento de efluentes industriais, entre elas os processos físicos. 

Leia também: TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS AJUDA A EVITAR PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os chamados processos físicos são indicados para a remoção de resíduos sólidos que estão em algum efluente que, se necessário, deve ser enviado posteriormente para uma nova etapa de tratamento – que pode ser um processo químico ou biológico. No entanto, quando se trata de métodos físicos existe quatro variáveis: flotação, decantação, gradeamento e separação de óleo.

Tratamento de efluentes industriais: entenda a função de cada um dos métodos

No processo de flotação são adicionadas bolhas de ar, para que dessa forma, as partículas sólidas sejam levadas à superfície do efluente, onde posteriormente serão removidas. Já no processo de decantação, o líquido enviado para tratamento é depositado em um tanque, onde ficará em repouso. Nesse processo, é a própria gravidade que trata de fazer a separação, já que as partículas sólidas serão direcionadas para o fundo. 

Por outro lado, a técnica de gradeamento, como o próprio nome sugere, impede a passagem física dos elementos sólidos com os líquidos, bem semelhante ao processo de peneiramento. Enquanto que os separadores de água e óleo são indicados para os efluentes resultantes de processos de lavagem de máquinas. Assim, após a conclusão da técnica é possível depositar novamente a água no meio ambiente. 

Leia também: POR QUE INVESTIR NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS?

GRUPO RESICLEAN

A Resiclean Ambiental é uma empresa voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais localizada em São Paulo, atendendo às necessidades de coleta especializada e descarte apropriado dos resíduos visando as melhores práticas ambientais e para qualidade de vida de seus colaboradores e parceiros. Oferecemos uma gestão global de resíduos industriais, seguindo as normas e procedimentos conforme a legislação vigente. Reconhecemos nossa responsabilidade enquanto gerenciadores de resíduos e redutores de impactos ambientais ao meio ambiente, garantindo um mundo mais sustentável para todos.

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

reciclagem industrial

Sustentabilidade e compromisso ambiental: Aproveite os benefícios da reciclagem industrial!

Quando pensamos em gerenciamento de resíduos, é inevitável não pensar na reciclagem industrial. Isso é natural, pois problemas como contaminação…
embalagens de aerossol

Embalagens de aerossol: saiba como é o tratamento de acordo com a PNRS

A Política Nacional de Resíduos (PNRS) aborda todos os tipos de materiais, o que inclui suas diferenças e métodos de…
resíduos líquidos

Por que a sua empresa investir no tratamento de resíduos líquidos?

A geração de resíduos líquidos está associada a diversas etapas do processo de produção. A água utilizada para higienização, por…