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Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Entenda os benefícios para sua empresa

Você sabe tudo que sua empresa pode ganhar ao estar de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)?

Você sabe exatamente para onde vão os resíduos da sua empresa? Os resíduos provenientes do seu processo produtivo estão sendo descartados de forma correta?

Se a resposta foi “Não”, ou se você não sabe responder à essas perguntas, cuidado: Por lei, a sua empresa pode ser multada e até perder o alvará de funcionamento. Porém, cumprir a meta estabelecida por lei pode, além de prevenir a sua empresa de todas as penalidades envolvidas, agregar (e muito!) na sua vantagem competitiva.

Quer saber mais? Então confira abaixo. São apenas 4 minutinhos de leitura que irão mudar a sua visão sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.

Entenda o Plano Nacional de Resíduos Sólidos para Empresas

Após 21 anos de trâmites no Congresso Nacional Brasileiro e de discussões que envolveram as três esferas de poder, o setor produtivo e diversos membros da sociedade civil, em 23 de dezembro de 2010 estabeleceu-se o Plano Nacional de Resíduos sólidos. Esse Plano tem como objetivo a redução da produção de resíduos sólidos por parte das empresas, a reciclagem desses resíduos sempre que ela for possível, e o descarte e disposição correta no caso dos rejeitos, ou seja, os resíduos não recicláveis.

Porém, o cumprimento dessa lei vai muito além de seguir à risca o plano de descarte de resíduos adequado. Além de evitar multas, um plano bem executado pode agregar diversos valores à empresa: a propagação de um marketing positivo, o ganho de prêmios e reconhecimentos, a redução de custos e, até mesmo, a redução de impostos.

Saiba mais sobre cada um desses benefícios abaixo:

1. Adição de valor à empresa

O descarte de resíduos realizado de maneira adequada demonstra que a empresa se preocupa com o meio ambiente e com o ecossistema e comunidade local, agregando a ela os valores de sustentabilidade e qualidade de vida. Isto, com toda a certeza, é muito positivo para o planejamento de marketing de qualquer empresa.

O pensamento green é uma preocupação compartilhada por cada vez mais consumidores, que procuram consumir produtos e serviços de empresas que possuem princípios consonantes com os seus valores pessoais. Esse comportamento é chamado de green consumer behavior (comportamento do consumidor verde).

Dessa forma, além de prevenir problemas ambientais, você poderá usar o bom plano de gestão de resíduos sólidos ao marketing da sua empresa.

2. A importância de um marketing positivo

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Como dito anteriormente, empresas Eco Friendly, ou seja, amigas do meio ambiente, têm sido procuradas por cada vez mais consumidores, que costumam propagar suas marcas espontaneamente, disseminando-a para outros consumidores e dando à essas empresas sustentáveis uma importante vantagem contra os concorrentes. Por esse motivo, empresas que realizam uma boa gestão ambiental costumam tornar-se líderes nos mercados em que atuam.

3. Princípio da Sustentabilidade

Ainda seguindo a ideia dos green consumers, o desenvolvimento sustentável é o embasamento deste tipo de consumidor. A sustentabilidade é um termo que significa a incorporação de três esferas, a economia, o meio ambiente e a sociedade. Desta maneira o PGRS é uma alternativa que caminha em torno dessa ideologia e as empresas que adotam esta rotina à suas operações contribui na geração de empregos (economia), oferece um produto
para o cliente final com menor impacto ambiental e preço acessível (sociedade e ambiente).

4. A redução de custos

Além de cumprir a lei, evitando assim gastos desnecessários, um bom plano de gestão de resíduos normalmente é bem mais barato do que um mau descarte das sobras de produção. Desde a gestão própria dos resíduos sólidos à contratação de empresas terceirizadas que realizam este serviço de maneira legal e sustentável, existem diversas maneiras de pôr em prática um bom PGRS, reduzindo significativamente os custos de produção.

5. Premiações e Certificados

Através de um bom PGRS uma empresa passa a ser reconhecida por sua preocupação ambiental, podendo assim realizar diversas campanhas de preservação do Meio Ambiente e concorrer à importantes premiações, como o Brasil Ambiental, maior prêmio de sustentabilidade concedido à empresas no país e reconhecido mundialmente. Além disso, empresas que obedecem às normas de boa gestão ambiental são certificadas com os ISOs 14000 e 14001, concedidas pelo International Standardization for Organization, fórum internacional de normalização. Os ISOs 14000 e 14001 são obrigatórios para que uma organização seja reconhecida internacionalmente por sua boa gestão ambiental;

6. Redução de Impostos

Além de garantir o cumprimento da legislação, um bom PGRS garante diversos incentivos fiscais para a empresa, como a isenção do imposto de renda e o abatimento de parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), gerando economia na produção e o aumento do lucro.
Como visto,a importância da realização de um bom Plano de Gestão de Resíduos Sólidos vai muito além do cumprimento da lei: Representa uma oportunidade de ascensão para as empresas. Uma boa alternativa para que essa gestão seja realizada de forma prática e ambientalmente responsável é a contratação de empresas terceirizadas, e entre elas se destaca a Resiclean, que coleta os resíduos nas empresas e realiza todos os procedimentos para que eles sejam descartados de maneira adequada. Além disso, a Resiclean emite todos os certificados e documentos necessários para as empresas que realizam uma boa gestão ambiental, como o certificado de coleta, o certificado de descaracterização, certificado de transporte e o de destinação final.

Conclusão

Contratar uma empresa que faça a gestão dos resíduos sólidos é importante para qualquer empresa e principalmente para o meio ambiente. Os consumidores, cada vez mais cientes da necessidade de preservar o meio ambiente também tem mudado de comportamento, se tornando exigentes quanto a produção, de maneira que acompanhar essas tendências também é fundamental para se manter no mercado e se tornar competitivo.

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